A Praça do Caranguejo, em Itinga, ficou lotada na noite desta sexta-feira (19/6) durante o Esquenta Pedrão 2026. Promovido pela Prefeitura de Lauro de Freitas, o evento reuniu forró, animação e a transmissão ao vivo do jogo do Brasil contra o Haiti pela Copa do Mundo.
Quem paga a conta é o morador? Não dessa vez. A festa, organizada pela Secretaria Municipal de Cultura, Lazer, Juventude e Esporte (SECULJE), foi gratuita e contou com shows de Simone Morena, Mila Rodrigues e Simone Café. O público ainda vibrou com a vitória da Seleção Brasileira, que venceu o Haiti por 4 a 0.
Prefeita celebra integração e torcida “pé quente”
A prefeita Débora Regis compareceu ao evento e destacou a importância de levar a festa para os bairros. “Levar o Esquenta Pedrão para os bairros é uma forma de garantir que toda a população faça parte dessa grande festa”, afirmou. “Estamos resgatando nossa cultura, valorizando nossos artistas e, acima de tudo, promovendo a integração da nossa gente, e ainda formos pé quente, já que a Seleção Brasileira ganhou do Haiti, agora o Hexa vem”, completou a gestora.
O vice-prefeito e secretário da SECULJE, Mateus Reis, reforçou o papel do projeto. “Estamos em mais uma edição do Esquenta Pedrão, que já passou por Areia Branca e Vida Nova, e hoje chega à Itinga. O Esquenta Pedrão, de fato, é a festa que antecede o nosso Pedrão, levando a cultura para os bairros”, disse.

Moradores aprovam segurança e organização
A moradora Elenilsa Veloso, de 62 anos, não conteve a emoção. “Eu estou achando muito bom, é uma coisa que durante 30 anos aqui em Lauro de Freitas eu nunca vi. A prefeitura está de parabéns. É gratidão, gratidão mesmo”, declarou. A técnica de enfermagem Jessica de Souza, de 29 anos, veio de Salvador e elogiou a estrutura. “O que mais me chamou atenção foi ver os carros da prefeitura, a Guarda Municipal e o policiamento presente. Não vi nenhuma confusão”, ressaltou.
O evento contou com apoio das secretarias municipais de Saúde (SESA), Mobilidade Urbana (SEMOB), Segurança, Defesa Civil e Ordem Pública (SSPLF), Infraestrutura e Serviços Públicos, além de reforço da Polícia Militar. O Esquenta Pedrão segue neste sábado (20/6), em Portão, com shows de Sobepoeira e Pablo Santos a partir das 19h.
Traduzindo: a festa junina em Lauro de Freitas não para. Depois de Itinga, a comunidade de Portão será a próxima a receber o esquenta. O Pedrão oficial, que dá nome ao evento, ainda está por vir — e a expectativa é grande.