O tratamento contra o câncer ganhou um importante reforço no Oeste baiano. Em Barreiras, o governador Jerônimo Rodrigues inaugurou, nesta sexta-feira (26), o novo serviço de Radioterapia do Hospital do Oeste. A unidade recebeu investimento de R$ 9,8 milhões e promete transformar a realidade de pacientes que antes precisavam percorrer longas distâncias para ter acesso ao tratamento oncológico de alta complexidade.
O serviço é o quarto do tipo implantado pelo Governo do Estado no interior da Bahia e o primeiro em toda a região Oeste. O objetivo é claro: reduzir o deslocamento de pacientes e permitir que o tratamento seja feito perto de casa, perto da família. “Estamos fortalecendo a regionalização da saúde e levando serviços cada vez mais especializados para o interior da Bahia”, afirmou Jerônimo Rodrigues.
Investimentos que vão além da radioterapia
Durante a agenda, o governador também assinou a ordem de serviço para reforma e ampliação do Hospital do Oeste. O investimento é de R$ 62 milhões. O projeto prevê a expansão da capacidade de 300 para 360 leitos. Na prática, isso significa 20 novos leitos de UTI, 30 leitos de enfermaria, um centro cirúrgico com 11 salas, além de um Centro de Ensino e Pesquisa e uma ressonância magnética.
O hospital já realiza hoje mais de meio milhão de atendimentos ambulatoriais e mais de 14 mil internações por ano. A secretária da Saúde, Roberta Santana, destacou que a unidade completa 20 anos em constante processo de expansão. “Este é o quarto serviço de radioterapia implantado pelo Governo do Estado no interior da Bahia e o primeiro em toda a região Oeste, fortalecendo a descentralização do tratamento oncológico”, afirmou.
Centro de Reabilitação e novos veículos
O governador também autorizou a publicação do edital para construção do Centro Especializado em Reabilitação (CER IV). A ordem de serviço foi assinada durante a mesma agenda. Além disso, duas vans foram entregues para o Consórcio da Policlínica Regional de Barreiras. Outros 15 veículos, destinados a 12 municípios do Oeste baiano, foram repassados por meio do Ministério da Saúde.
Impacto direto na vida dos pacientes
A aposentada Maria José Santos, moradora de Barreiras, resumiu o sentimento de quem acompanha a luta contra o câncer. “Conhecemos pessoas que precisavam viajar para fazer esse tratamento. Ter esse atendimento aqui traz mais conforto para as famílias e ajuda muito quem já passa por um momento tão difícil”, disse. Agora, o serviço chega para quem mais precisa, sem que o morador precise pagar a conta com deslocamentos desgastantes.