A festa de São João no Subúrbio Ferroviário de Salvador ganhou um reforço extra. A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) montou uma estrutura de urgência e emergência na Praça João Martins, em Paripe, para atender moradores e turistas durante os festejos. O serviço começou a operar na sexta-feira (19).
O investimento total para manter essa rede de acolhimento emergencial é de R$ 876.638,02. Os recursos para insumos e medicamentos ultrapassam R$ 230 mil. Ao todo, são três postos de saúde: dois em Salvador (Paripe e Pelourinho) e um em Ipirá.
Estrutura e equipe nos postos de saúde
O diretor-geral da Rede Própria da Sesab, Michael Carmo, detalhou a estrutura montada em Paripe. A unidade conta com 13 pontos de atendimento, divididos entre poltronas e macas, além de um leito de sala vermelha para estabilização de casos graves. “Temos uma equipe multidisciplinar completa e estoque de medicamentos pronto para acolher qualquer intercorrência pré-hospitalar”, explicou.
Cada posto opera com cerca de 25 profissionais. A equipe inclui médicos, enfermeiros, técnicos e pessoal de apoio. Para garantir rapidez em emergências, a Sesab disponibilizou duas ambulâncias fixas em cada posto da capital, prontas para transferir pacientes a hospitais de referência.
Investimento e alcance da operação
De acordo com Michael Carmo, as ações de saúde do Governo da Bahia neste ano somam quase R$ 9 milhões. “Os recursos estão direcionados para os postos de atendimento pré-hospitalar, garantindo assistência à saúde durante os festejos. Além deste posto em Paripe, temos um no Pelourinho e 16 estandes de testagem de infecções sexualmente transmissíveis espalhados por toda a Bahia”, afirmou o gestor.
Os estandes já estão em funcionamento em 16 municípios. A programação do São João em Paripe começou às 16h30 com apresentações de Saul Jones, Forró Didaendoido, Adelmario Coelho, Filomena Bagaceira e Forró 100 Nome. O público também acompanha a transmissão do jogo da Seleção Brasileira pela Copa do Mundo.
O fato é que quem paga a conta é o morador, que agora tem assistência médica perto de casa. A estrutura montada pela Sesab mostra que a prevenção saiu mais caro que encomenda, mas o governo botou o dedo na ferida ao investir quase R$ 9 milhões em saúde durante os festejos. Resultado: Paripe, Pelourinho e Ipirá ganharam postos de urgência que funcionam como rede de proteção para quem vai curtir o São João.