Salvador
Prefeitura de Salvador amplia oferta de ônibus para reduzir tempo de espera

A Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria de Mobilidade (Semob), anunciou que, a partir da próxima segunda-feira (2), sete linhas de ônibus terão aumento no número de viagens. A decisão segue avaliação técnica que identificou necessidade de ajustes nos horários e dias da semana.
O projeto, diga-se, é uma aposta ousada para otimizar o transporte coletivo. A linha LB3 – 0138 – que liga Lapa e Garibaldi/Ondina, por exemplo, passa de 195 para 202 viagens em dias úteis. Na mesma categoria, a 0140 – Lapa x Rio Vermelho (Cardeal da Silva) acrescenta seis partidas, somando 130 por dia. Aos domingos e feriados, a linha 0141 – Lapa x Federação/HGE aumenta suas saídas de 14 para 18.
Outras linhas também recebem incrementos modestos, porém estratégicos: a 1357 – Nova Brasília/Trobogy x Estação Pituaçu sobe de 60 para 62 viagens em dias úteis, enquanto a 1372-01 – Jardim Nova Esperança x Pituaçu realizará 12 viagens diárias, e a 1386 – Nova Brasília/Jardim Nova Esperança/7 de Abril x Barra operará 83 saídas.
O secretário Pablo Souza, com expressão tranquila, explicou que a ampliação visa reduzir o tempo de espera nas paradas. “Nunca imaginei que veria melhorias tão importantes em tão curto espaço de tempo,” destacou. Segundo ele, a Secretaria segue em busca constante de soluções para aprimorar o atendimento diário aos usuários.
Além do aumento de viagens, a Semob implementou novas linhas filhas para alcançar áreas pouco atendidas. A linha 0140-02 – Lapa x Cardeal da Silva (até Gurilândia) terá 12 viagens pela manhã em dias úteis, no sentido Cardeal da Silva, focando em atendimento local.
Outra novidade é a linha 1235-03 – Metrô Pituaçu x Patamares, que realizará sete viagens matutinas em dias úteis para facilitar o deslocamento de estudantes das universidades da Avenida Pinto de Aguiar. Também a 1118-02 – Terminal Acesso Norte x São Gonçalo realizará duas viagens diárias no horário de saída dos funcionários da Avenida Silveira Martins, respondendo à demanda desses trabalhadores.
O prefeito, com as mãos sujas de tinta após visitar obras, simboliza a tentativa de colocar cor e movimento na rotina dos soteropolitanos, que esperam usufruir das melhorias anunciadas. As mudanças serão monitoradas para ajustes futuros, conforme o fluxo de passageiros.