Salvador
Patrulha Escolar da GCM realiza ação de combate ao bullying em Salvador

No dia 7 de agosto, Dia Nacional de Combate ao Bullying e à Violência na Escola, a Prefeitura de Salvador, através da Patrulha Escolar da Guarda Civil Municipal (GCM), realizou uma importante ação na Escola Municipal Alfredo Amorim, localizada na Ribeira. Esta atividade faz parte do programa Anti-Bullying, voltado para a prevenção e conscientização sobre os efeitos nocivos do bullying no ambiente escolar.
Reflexão sobre o Impacto do Bullying
Essa data foi escolhida para promover uma reflexão profunda acerca das causas e consequências do bullying, que podem afetar gravemente a saúde emocional, social e acadêmica de crianças e adolescentes. Diante disso, o programa da GCM tem como objetivo atuar de modo constante e estruturado no combate a esse problema nas escolas municipais, oferecendo atividades lúdicas e capacitando professores, além de proporcionar suporte tanto às vítimas quanto aos agressores.
Educação e Prevenção Primária
O coordenador da Patrulha Escolar da GCM, Ubirajara Azevedo, enfatiza que a abordagem é baseada na “prevenção primária”, focando crianças da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I. “Hoje é um dia especial de conscientização e prevenção ao bullying, onde buscamos sensibilizar as crianças para que entendam que qualquer forma de violência, seja física ou verbal, provoca danos ao outro e não deve ser praticada”, afirmou.
Atividades Lúdicas e Formação de Professores
Azevedo também ressaltou que o programa é abrangente e não se limita a ações isoladas. O Anti-Bullying inclui um curso de capacitação para escolas, visando atender tanto crianças vítimas quanto os que praticam bullying. “Estamos desenvolvendo um curso para ser aplicado durante todo o ano, promovendo ações contínuas de conscientização”, explicou o coordenador.
Importância da Presença da Patrulha Escolar
A vice-diretora da Escola Municipal Alfredo Amorim, Edvanira Mendes, destacou a relevância da atuação da Patrulha Escolar e seu impacto positivo entre os alunos. A atividade contou com teatro e fantoches para abordar a questão do bullying. “ nossas crianças têm entre 6 a 8 anos e a Patrulha contribui para fortalecer a autoimagem, diminuindo as chances de bullying”, comentou.
Construindo um Ambiente Escolar Saudável
Edvanira concluiu ressaltando que, ao promover um ambiente escolar saudável e respeitoso, as crianças ficam motivadas a permanecer na escola, favorecendo a aprendizagem e formando adultos resilientes. “Quando as crianças são acolhidas e reconhecidas em suas individualidades, elas se desenvolvem melhor, tanto academicamente quanto socialmente”, finalizou.