Bahia
Itagi recebe investimentos estratégicos e amplia oferta educacional com modelo cívico-militar

O município de Itagi, no Sudoeste da Bahia, despertou ontem para um novo patamar em educação e infraestrutura com uma série de entregas e autorizações do Governo do Estado. O evento contou com a inauguração da Escola Municipal Cívico Militar Apolinário Gomes, que atenderá 588 alunos do ensino fundamental, e a entrega de veículos para reforçar a saúde municipal.
A escola cívico-militar funciona em tempo integral, com doze salas de aula e espaços complementares como cozinha, salão para corte de cabelo, lavanderia e atendimento psicológico. O diretor disciplinar do Colégio da Polícia Militar local, capitão Edmon César, destacou que o modelo segue o vetor disciplinar adotado nos CPMs baianos, algo que o governador Jerônimo Rodrigues chamou de uma aposta ousada para a cidade. Alunas como Rani Victória Dias, 14 anos, enfatizaram o impacto. “A nossa outra escola era bem ruim. Estávamos precisando de um espaço como esse”, afirmou.
O governador Jerônimo Rodrigues, com as mãos sujas de terra fresca, plantou mudas de jacarandá e cacaueiro no entorno da nova escola. Nunca imaginei que veria tamanha simbologia no ato de entrega de um colégio, disse ele. Além disso, autorizou o início da licitação para construção do Colégio Estadual de Tempo Integral Professora Reni Miranda Ferreira, previsto para conter dez salas, laboratórios, biblioteca e outras instalações modernas.
Na área de saúde, o município recebeu uma ambulância, um veículo para Tratamento Fora do Domicílio e um carro administrativo para a rede municipal. O governador também autorizou obras para recuperar 24,5 quilômetros da rodovia BA-130, que liga Itagi a Jequié, e reformas em praças locais. Equipamentos para uma unidade de processamento de polpas no povoado de Riachão foram liberados, assim como apoios para os festejos tradicionais de São Pedro.
O projeto, diga-se, é uma aposta ousada para a cidade das águas. Jerônimo Rodrigues enfatizou o trabalho em parceria com a prefeitura e ressaltou o engajamento de estudantes e professores. Entre as promessas, está ainda o fortalecimento de serviços de saneamento básico em colaboração com a Embasa e melhorias na feira livre municipal.
O ritmo das entregas acelerou a esperança de Itagi em avançar em infraestrutura e qualidade educacional, sinalizando um novo capítulo para a região.