Bahia
Hemóvel chega a Luís Eduardo Magalhães para reforçar doação de sangue e cadastro de medula óssea

De 9 a 12 de junho, o Hemóvel, unidade móvel de coleta da Hemoba, estará estacionado no Hospital Municipal Miriam Borges, em Luís Eduardo Magalhães. A iniciativa integra a campanha Junho Vermelho, em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia, que visa aumentar a oferta de sangue no período junino. O projeto, diga-se, é uma aposta ousada para suprir a demanda crescente.
O atendimento ocorrerá nos dias 9 e 11, das 8h30 às 11h30 e das 13h às 16h30, e no dia 12, das 8h30 ao meio-dia. O Hemóvel realiza coleta externa, fundamental para ampliar o estoque de bolsas de sangue, especialmente em localidades distantes do Hemocentro Regional Barreiras, que fica a aproximadamente 90 quilômetros da cidade. O prefeito local, com as mãos sujas de tinta após a inauguração da unidade, destacou a importância da ação.
Junho Vermelho: um alerta à doação em época de baixa
Criada pela Organização Mundial da Saúde, a campanha Junho Vermelho evidencia a queda do volume de doações típica deste mês. Fatores climáticos, como ondas de frio e chuvas mais intensas, colaboram para o aumento de infecções respiratórias. Além disso, o período coincide com férias escolares, maior fluxo de viagens e celebrações juninas no Nordeste. Com isso, a necessidade de hemocomponentes aumenta devido ao acréscimo de acidentes de trânsito e queimaduras provocadas por fogos de artifício.
Quem pode doar? A matemática das exigências
Para ser apto à doação de sangue é preciso estar em boas condições de saúde, pesar mais de 50 quilos e ter entre 16 e 69 anos. Menores de 18 devem estar acompanhados por responsáveis; doadores acima de 60 podem participar somente caso já tenham doado anteriormente. No dia, o voluntário não pode estar em jejum, deve evitar bebidas alcoólicas nas 12 horas que antecedem a doação, e também não fumar pelo menos duas horas antes. A qualidade do sono importa: recomenda-se mínimo de seis horas na noite anterior. Alimentos gordurosos devem ser evitados nas quatro horas que precedem o procedimento. Documento com foto válido em todo o território nacional é obrigatório.
Cadastro de medula óssea expande chances de vida
O cadastro para doação de medula óssea estará disponível em todas as unidades da Hemoba, inclusive na unidade móvel. Requer coleta de 5 ml de sangue e a inscrição no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea, coordenado pelo Instituto Nacional de Câncer. Doadores devem ter entre 18 e 35 anos, boas condições gerais de saúde e ausência de doenças infecciosas, incapacitantes, neoplásicas, hematológicas ou do sistema imunológico. Nunca imaginei que veria tanta mobilização em prol da saúde em uma ação só, afirmou um dos organizadores. A iniciativa busca ampliar o banco de doadores e, consequentemente, salvar vidas.