Siga-nos nas Redes Sociais

Bahia

Governo da Bahia Cria Grupo de Trabalho para Resolver Conflitos Agrários

Publicado

em

Governo da Bahia Cria Grupo de Trabalho para Resolver Conflitos Agrários
Foto: Alberto Maraux/Ascom SSP

O Governo do Estado divulgou nesta quarta-feira (19) a formação de um grupo de trabalho dedicado a abordar os conflitos agrários na região do Extremo Sul da Bahia. A declaração foi feita pelos secretários de Relações Institucionais, Adolpho Loyola, e de Segurança Pública, Marcelo Werner, que visitaram o município para avaliar as questões relacionadas à invasão de terras.

Operação Safra e Reunião Inicial

A criação de uma operação semelhante à já estabelecida Operação Safra, que atua no Oeste da Bahia há mais de uma década, também foi debatida durante a visita. O novo grupo contará não apenas com representantes do governo estadual, mas também com a participação da Federação da Agricultura da Bahia (FAEB) e de povos originários na discussão e elaboração de estratégias.

A primeira reunião de trabalho do grupo foi agendada para segunda-feira (24), às 15h, na Secretaria de Relações Institucionais (Serin), localizada no Centro Administrativo da Bahia (CAB). Essa reunião tem como objetivo iniciar as discussões de mediação e busca de soluções para os conflitos agrários.

Compromisso com o Diálogo e Segurança

Em sua fala, Loyola ressaltou o comprometimento do governador Jerônimo em estabelecer um diálogo aberto com todas as partes envolvidas. “Vamos construir esse grupo com a participação de todos, promovendo um diálogo que gere mais segurança para a região. O papel da Serin é facilitar essa interlocução com movimentos sociais e outras representações”, enfatizou.

Mediação e Atuação das Forças de Segurança

O secretário de Segurança Pública, Marcelo Werner, detalhou a atuação das forças de segurança na região. “Vamos aumentar o efetivo da Polícia Militar e destacar equipes da Polícia Civil, que, junto com a Coordenação de Conflitos Agrários, atuarão na mediação. Além disso, investigaremos rigorosamente crimes associados a esses conflitos”, explicou, destacando a abordagem integrada para garantir segurança e estabilidade na região.

 

Fique por dentro das principais notícias da Bahia em tempo real. Cobertura completa de política, esportes, saúde, agronegócio, cultura, turismo e muito mais. Acesse BahiaBR!

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *