Siga-nos nas Redes Sociais

Política

Governo da Bahia avança na produção local de testes rápidos com parceria chinesa

Publicado

em

Governo da Bahia avança na produção local de testes rápidos com parceria chinesa
Foto: Thuane Maria/GOVBA

A visita técnica do governador Jerônimo Rodrigues à Bahiafarma em Simões Filho marca etapa chave da colaboração público-privada para fabricação de testes diagnósticos rápidos no estado.

Parceria público-privada orienta expansão da capacidade produtiva

O encontro reforçou o compromisso firmado com a empresa chinesa Hotgen Biotech, referência mundial em testes diagnósticos rápidos, dentro do Programa de Parceria para o Desenvolvimento Produtivo (PDP) do Ministério da Saúde. A iniciativa contará com transferência tecnológica para a Bahiafarma, ampliando a capacidade de produção de testes para detecção de zika, dengue, covid-19, hepatites B e C, sífilis e malária.

Capacidade projetada atenderá demanda nacional do SUS

A linha de produção instalada deverá fornecer até 25 milhões de testes por ano ao Sistema Único de Saúde, podendo chegar a 75 milhões em sua operação plena, equivalente a 288 mil testes diários. Os insumos já dispõem de registro na Anvisa, enquanto três novos produtos estão em processo de avaliação junto ao Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde.

Estratégia operacional envolve treinamento e logística integrada

Segundo a secretária estadual da Saúde, Roberta Santana, a produção avançou para a fabricação das embalagens e inclui estudos detalhados, capacitação técnica e a importação dos equipamentos necessários, preparando o ambiente para a conclusão do acordo PDP.

Visita detalhou planejamento industrial e perspectivas futuras

O governador também analisou o plano estratégico para reestruturação do Parque Fabril da Bahiafarma, o cronograma produtivo até 2038 e as perspectivas para criação do Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em medicamentos (CPDIM-BF). A comitiva incluiu autoridades da BahiaInveste e o corpo diretivo da Bahiafarma.

Projetos em análise indicam ampliação do leque tecnológico

A presidente da Bahiafarma, Ceuci Nunes, destacou a importância da visita para consolidar os 18 projetos PDP atualmente avaliados pelo Ministério da Saúde, cinco deles vinculados à parceria com a Hotgen para desenvolvimento de kits diagnósticos.

Fique por dentro das principais notícias da Bahia em tempo real. Cobertura completa de política, esportes, saúde, agronegócio, cultura, turismo e muito mais. Acesse BahiaBR!

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *