Salvador
Atendimento Gratuito da Codecon Ajuda Consumidores em Salvador em Seu Dia

O Dia Mundial do Direito do Consumidor, celebrado neste sábado (15), destaca a relevância da proteção e respeito nas relações de consumo. Para atender à população, a Prefeitura, por meio da Codecon, oferece gratuitamente serviços que incluem esclarecimento de dúvidas, reclamações, denúncias, e a revisão de cálculos de juros abusivos relacionados a cartões de crédito e planos de saúde. Em 2024, foram realizados 7,5 mil atendimentos.
Atendimento Presencial e Ações Comunitárias
O atendimento presencial acontece na Central Municipal de Atendimento ao Consumidor, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, exceto em feriados, na Rua Chile, 3, no Centro. Além disso, a Codecon desenvolve ações educativas em comunidades, através do Programa Codecon & Você, que oferece cursos com certificação sobre direitos básicos do consumidor e princípios relacionados às relações de consumo.
Acesso Digital e Resposta Rápida
A Codecon também disponibiliza suporte pelo Fala Salvador, pelo número 156, e através dos sites www.codecon.salvador.ba.gov.br e Portal Salvador Digital. Os cidadãos podem ainda utilizar o aplicativo Codecon Mobile e acompanhar as páginas oficiais da autarquia nas redes sociais, onde as respostas para dúvidas costumam ocorrer em até 24 horas.
Compromisso com a Orientação e Fiscalização
A diretora da Codecon, Talita Vilarinho, destaca que as ações da autarquia têm como foco orientar a população sobre o Código de Defesa do Consumidor (CDC) e evitar prejuízos. Ela ressalta a importância de fiscalização, projetos educativos voltados para fornecedores e consumidores, além da mediação de conflitos nas relações de consumo, enfatizando que a Codecon é única no Nordeste a oferecer cálculos gratuitos para análise de juros abusivos.
Reflexão sobre os Direitos do Consumidor
Instituído em 1983 pela ONU, o Dia Mundial do Direito do Consumidor remete a um discurso de John F. Kennedy em 1962, no qual ele defendia a importância de assegurar direitos aos consumidores. No Brasil, o cidadão é protegido pelo CDC, promulgado em 1990 e considerado um dos mais avançados do mundo. Essa data serve como um chamado à reflexão sobre a influência que consumidores informados têm na construção de um mercado mais justo.
Celebrando Progresso e Transparência
Para Talita, o Dia do Consumidor é uma oportunidade para celebrar conquistas, como a eficácia da fiscalização e a crescente participação da população em ações educativas. Ela aponta que é um momento para empresas se alinharem a práticas de transparência e respeito, contribuindo para a construção de um mercado equilibrado, onde tanto consumidores quanto empresas se beneficiam.