Aprovações baianas no Prouni saltam 28% em 2026

Home / Educação/ Aprovações baianas no Prouni saltam 28...

Aprovações baianas no Prouni saltam 28% em 2026

Lúcia L.F
2 min p/ ler 3.0k já leram
Foto: Acervo Pessoal, João Pedro

Mais de 19 mil estudantes baianos conquistam vaga na primeira chamada

João Pedro Ferreira Santos, de Mutuípe, viu seu nome em primeiro lugar na lista para Relações Internacionais. Alice Campos, de Elísio Medrado, comemora duas aprovações parciais para cursos na PUC-PR. Eles são dois entre os 19.122 baianos pré-selecionados na primeira chamada do Prouni 2026. Conforme os dados divulgados pelo Ministério da Educação nesta terça-feira (3), esse número representa um crescimento de 28,7% em relação ao primeiro semestre de 2025. A procura pelo programa também aumentou: 73.062 inscrições, alta de 6,9%.

Bahia mantém posição de destaque com oferta recorde de bolsas

O estado se consolidou como o terceiro com mais candidatos aprovados no país, atrás apenas de Minas Gerais e São Paulo. A edição de 2026, a maior em 21 anos do programa, trouxe um salto significativo na oferta para a Bahia. Foram disponibilizadas 48.762 bolsas, um aumento de 160% ante o ano anterior. Desse total, 20.106 são integrais e 28.656 parciais. O documento do MEC detalha que, em 2025, a oferta foi de 18.742 bolsas.

João Pedro credita parte de sua conquista a uma experiência prática. “Tive a oportunidade de conhecer um dos segmentos das Relações Internacionais na edição de 2025 da BaMUN, projeto da Secretaria da Educação“, relatou ao portal. Alice Campos compartilha a satisfação. “Ser aprovada na PUC também é motivo de muito orgulho para mim e para minha família”, disse a estudante, que agora escolhe entre Biomedicina e Odontologia.

Próximos passos para os pré-selecionados

Os estudantes aprovados nesta etapa têm até 13 de fevereiro para apresentar a documentação exigida nas instituições de ensino. As regras de comprovação variam conforme a universidade. O Ministério da Educação divulgará a segunda chamada no dia 2 de março. O período para comprovar as informações vai de 2 a 13 de março. Quem não foi selecionado e deseja integrar a lista de espera deve manifestar interesse nos dias 25 e 26 de março, pelo Portal Único do MEC. Para quem busca outras oportunidades, vale ficar atento ao Sisu 2026 na Bahia, que também oferece milhares de vagas, e ao prazo para complementar inscrição do Fies 2026. Além disso, programas de apoio como o Bolsa Presença são fundamentais para muitas famílias. Os estudantes que estão concluindo o ensino médio e prestaram o exame nacional devem acompanhar os resultados do Enem 2025, que são porta de entrada para vários programas. Para os professores, que são peça-chave nessa trajetória, segue o debate sobre o reajuste do piso do magistério.

Gostou? Compartilhe com amigos!

O que você achou?

Amei 30
Kkkk 12
Triste 6
Raiva 1

Espere! Não perca isso...

Antes de ir, veja o que acabou de acontecer:

Não, obrigado. Prefiro ficar desinformado.
1