Prefeitura entrega kits e transporte gratuito a ambulantes do Carnaval

Home / Salvador/ Prefeitura entrega kits e transporte gra...

Prefeitura entrega kits e transporte gratuito a ambulantes do Carnaval

Lúcia L.F
2 min p/ ler 283 já leram
População no metrô de SalvadorFoto: Bruno Concha / Secom PMS

Retirada de materiais começa nesta quarta-feira em pontos específicos

A partir desta quarta-feira (4), 4 mil ambulantes credenciados para o Carnaval de Salvador iniciam a retirada de kits de trabalho e cartões de transporte gratuito. A Prefeitura condiciona a entrega à apresentação dos vouchers distribuídos durante a capacitação obrigatória da última quarta-feira (28). O horário para retirada está fixado das 8h às 17h. Os vendedores atuantes no Circuito Dodô (Barra/Ondina) devem buscar o material até sexta-feira (6) na Rua Afonso Celso, 329, na Barra. Conforme o cronograma divulgado pela Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), os ambulantes do Circuito Osmar (Centro) retiram os kits no domingo (8) e segunda-feira (9), na Rua Araújo Pinho, s/n, no Canela.

Kits incluem itens de proteção e cartão com 11 passagens

Cada kit contém isopor, cadeado e sombreiro para o trabalho. Itens de proteção pessoal, como camisa com proteção UV, protetor solar e capa de chuva, também compõem o pacote. O diretor de Serviços Públicos da Semop, Alysson Carvalho, explicou a funcionalidade do cadeado. “O equipamento possibilita, ao final do dia, trancar o reservatório de bebidas”, disse. O cartão de gratuidade no transporte público disponibiliza 11 passagens para o ambulante e um acompanhante. O secretário de Ordem Pública, Décio Martins, vinculou as ações a uma política municipal mais ampla. “Os kits e o transporte gratuito são alguns dos muitos benefícios que a gestão municipal passou a oferecer desde o Festival Virada Salvador”, afirmou. Martins citou a distribuição de 7 mil refeições em restaurantes populares exclusivos, que funcionarão perto dos circuitos.

Novos benefícios derivam de pacto intergovernamental

A oferta ampliada de benefícios tem origem no Pacto Intergovernamental de Promoção do Trabalho Decente, do Empreendedorismo e do Desenvolvimento Econômico. A Procuradoria-Geral do Município de Salvador (PGMS) buscou o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) para estruturar as bases do documento. O Município elaborou os termos iniciais, que receberam ajustes de outros entes públicos e de entidades representativas de categorias. O termo foi assinado pela Prefeitura, governo federal e governo do Estado. O acordo também prevê a instalação de banheiros e chuveiros exclusivos e a implantação de um sistema informatizado de cadastramento de ambulantes.

Serviços de acolhimento e apoio permanecem ativos

Os ambulantes contarão novamente com os serviços do Programa Salvador Acolhe, da Secretaria de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ). A iniciativa recebe os filhos dos vendedores em instituições no entorno da festa. O acolhimento integral funciona 24 horas para crianças e adolescentes de 0 a 17 anos.

Gostou? Compartilhe com amigos!

O que você achou?

Amei 41
Kkkk 5
Triste 5
Raiva 3

Espere! Não perca isso...

Antes de ir, veja o que acabou de acontecer:

Não, obrigado. Prefiro ficar desinformado.
1