O calendário do próximo ano letivo na Bahia já tem data marcada para começar. A rede estadual abre as matrículas em janeiro, com um processo 100% online que promete agilidade, mas exige atenção dos pais e estudantes.
O que você vai ler:
- Quem precisa se atentar às datas de 12 a 20 de janeiro.
- O passo a passo digital: como fazer a matrícula exclusivamente pela internet.
- A dica de ouro da SEC para não perder tempo na hora H.
- O que ainda está por vir: a portaria com o calendário detalhado.
Salvador, 02/12/2025 — O ano de 2026 já bate à porta das escolas estaduais baianas. E para garantir o lugar na sala de aula, a janela é curta e bem definida: entre os dias 12 e 20 de janeiro. A informação, divulgada pela Secretaria da Educação do Estado (SEC), é um aviso para quem perdeu a renovação automática — essa turma tem a mesma chance durante o período geral.
A regra é clara: o aluno, ou seu responsável se for menor de 16 anos, precisa garantir a vaga. Mas a grande mudança — que veio para ficar — é o endereço do procedimento: a internet. Nada de filas na secretaria da escola para a inscrição inicial. O caminho oficial e único é o Portal do Governo (ba.gov.br), acessível de qualquer celular, computador ou tablet.
Só que a ida à unidade de ensino não está totalmente descartada. Para quem perdeu o prazo da renovação, é necessário ir pessoalmente à secretaria escolar para assinar a lista e regularizar a situação. É na hora desse encontro que dados pessoais, como endereço e telefone, precisam ser atualizados, e documentos pendentes, entregues.
— E tem um jeito de fugir da correria digital no dia — explica um técnico da SEC. O pulo do gato é fazer um cadastro prévio na plataforma do Governo do Estado. Com CPF e data de nascimento em mãos, o sistema já coleta informações básicas como endereço, celular e e-mail. A confirmação chega por um link enviado automaticamente para a caixa de entrada do e-mail informado. Simples e direto.
Agora, fica o olho no próximo anúncio. A SEC promete divulgar em breve a portaria oficial com o calendário completo, detalhando as datas específicas para cada público — novatos, veteranos, ou quem está mudando de escola. A promessa é de agilidade, mas a experiência baiana sabe: burocracia e tecnologia, juntas, sempre exigem um toque de paciência e atenção redobrada.
