Lençóis e Paulo Afonso têm aeroportos leiloados à iniciativa privada

Home / Bahia/ Lençóis e Paulo Afonso têm aeroportos...

Lençóis e Paulo Afonso têm aeroportos leiloados à iniciativa privada

P. Fonseca
2 min p/ ler 2.7k já leram
Fachada do aeroportoFoto: Ascom/Seinfra

O programa federal AmpliAR concedeu os terminais de Lençóis e Paulo Afonso para a iniciativa privada. A meta é injetar investimentos, melhorar a operação e conectar os dois municípios à malha aérea nacional.

Dois aeroportos baianos — o Horácio de Mattos, em Lençóis, e o de Paulo Afonso — agora têm novos donos. Nesta quinta-feira (27), eles foram arrematados em leilão na B3, em São Paulo, como parte da primeira leva do Programa AmpliAR. A iniciativa do governo federal quer atrair capital privado para turbinar a aviação regional, e a Bahia entrou no mapa.

Dos 19 terminais ofertados nacionalmente, 13 encontraram interessados. O de Guanambi, no entanto, não recebeu nenhum lance e segue à espera de uma nova oportunidade. Quem saiu vitoriosa e levará a gestão dos dois aeroportos baianos foi a Concessionária do Aeroporto Internacional de Guarulhos S.A. — um player pesado no setor.

A presença do ministro Silvio Costa Filho e do secretário de Infraestrutura da Bahia em exercício, Saulo Pontes, não foi por acaso. A concessão é vista pelo governo como um trunfo para destravar o potencial econômico do interior. “Essas concessões trazem investimentos para a Bahia e vão colocar os 2 municípios baianos na malha aérea Nacional”, afirmou Pontes, com a esperança de que o movimento aqueça o turismo e atraia novos negócios.

A questão é: os investimentos prometidos chegarão com a agilidade que a região precisa? O programa prevê um total de R$ 1,25 bilhão em melhorias para todos os aeroportos da rodada, com a meta ambiciosa de modernizar até 100 terminais nas próximas etapas.

Para Lençóis, porta de entrada para a Chapada Diamantina, e Paulo Afonso, com seu potencial energético e belezas naturais, a notícia é, de fato, animadora. Oxente, conectar essas localidades com mais eficiência pode ser o empurrão que faltava para diversificar a economia além do litoral. Mas o baiano, sabido, espera para ver — porque entre o anúncio e o avião decolar, existe uma longa pista de concretizações.

Gostou? Compartilhe com amigos!

O que você achou?

Amei 44
Kkkk 17
Triste 9
Raiva 8

Espere! Não perca isso...

Antes de ir, veja o que acabou de acontecer:

Não, obrigado. Prefiro ficar desinformado.
1