Cisternas calçadão chegam a 195 famílias no sertão baiano

Home / Política/ Cisternas calçadão chegam a 195 famíl...

Cisternas calçadão chegam a 195 famílias no sertão baiano

P. Fonseca
2 min p/ ler 76 já leram
Cisterna no interior da BahiaFoto: Divulgação/ Ascom Arcas

Obras começam em Chorrochó e seguem para Abaré e Macururé

Agricultores de três municípios do território de Itaparica começam a receber estruturas para captar e armazenar água da chuva. O Projeto Água para Produção já iniciou a construção das primeiras 25 cisternas calçadão na comunidade de Poldinho, em Chorrochó. A ação do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), vai implantar 75 dessas unidades e 120 barreiros na região.

Capacidade de armazenamento e geração de renda local

Cada cisterna calçadão tem capacidade para 52 mil litros de água. Conforme o projeto executado pela Associação Regional de Convivência Apropriada ao Semiárido (ARCAS), as 195 famílias beneficiadas nos municípios de Chorrochó, Abaré e Macururé terão sua produção de alimentos e criação de animais fortalecidas. A iniciativa também qualifica mão de obra local. Pedreiros da comunidade de Poldinho passaram por capacitação para construir as tecnologias sociais. A presidente da ARCAS, Adriana Silva Sá, define o projeto como estratégico. “É uma ação que dialoga diretamente com o tema da convivência com o semiárido, numa região que está passando por um aspecto avançado de aridez”, afirmou. Ela ressaltou que a tecnologia permite captar e armazenar a água das chuvas para uso durante todo o ano.

Realização de um sonho para agricultora

Para a agricultora Maria Luzia Dias da Mota, moradora de Chorrochó, a cisterna é a concretização de uma esperança. “Eu agradeço a Deus por hoje estar com a minha cisterna. Estou esperando chover para fazer a minha horta, para o consumo dos animais e tudo o que eu precisar”, disse. A expectativa é ampliar a produção da família com mais segurança hídrica.

Capacitação para gerenciamento hídrico

O projeto prevê ainda a capacitação das famílias para o gerenciamento dos recursos hídricos. O objetivo é fortalecer o uso consciente e sustentável da água. O investimento em tecnologias sociais de acesso à água integra políticas públicas para o Semiárido. A medida busca ampliar as condições para que as famílias rurais produzam, gerem renda e enfrentem os períodos de estiagem.

Gostou? Compartilhe com amigos!

O que você achou?

Amei 26
Kkkk 37
Triste 12
Raiva 10

Espere! Não perca isso...

Antes de ir, veja o que acabou de acontecer:

Não, obrigado. Prefiro ficar desinformado.
1