Ocupação hoteleira atinge picos de 100% em Salvador
Os hotéis de Salvador operam com 95% de ocupação. Nos estabelecimentos próximos aos circuitos da folia, a taxa chega a 100%. O dado reflete a força do Carnaval baiano, que deve receber 3,7 milhões de visitantes até a Quarta-feira de Cinzas. A estimativa é da Secretaria Estadual de Turismo (Setur-BA). A receita total gerada pelo período festivo deve alcançar R$ 8 bilhões.
Interior do estado registra alta demanda e programação intensa
No interior, a média de ocupação hoteleira é de 85%. Porto Seguro espera 250 mil foliões, com uma movimentação econômica projetada em R$ 650 milhões. O aeroporto local terá 461 voos no período, incluindo 19 internacionais. “Com mais gente chegando, o fluxo se expande e o dinheiro gira mais rápido”, afirmou o secretário de Turismo de Porto Seguro, Guto Jones. Itacaré preparou 60 atrações para um público estimado em 50 mil turistas. A secretária municipal de Turismo, Patrícia Veras, destacou a segurança como um dos principais atrativos do destino.
Diversidade de destinos atrai foliões de todo o mundo
A festa se espalha por mais de 150 municípios com apoio do Estado. Em Cairu, a presença de visitantes argentinos, israelenses e franceses se soma à de baianos e turistas de outros estados. Barreiras, com três circuitos oficiais, registrou 100% de ocupação hoteleira no último domingo. Na Chapada Diamantina, Lençóis mantém 88% de ocupação e celebra dez anos de Carnaval de rua, combinando folia com o turismo nas cachoeiras e trilhas da região.
Governo projeta superação de recordes e festa globalizada
O secretário estadual de Turismo, Maurício Bacelar, afirmou que os números caminham para uma marca histórica, superando 2025. “As ações do Governo do Estado são importantes para esse sucesso. A festa é globalizada, atraindo turistas do Brasil e do mundo inteiro”, disse. A Setur-BA monitora os dados nas 13 zonas turísticas do estado, que recebem apoio em infraestrutura, segurança, saúde e contratação de atrações.
