Programa federal começa em março com recarga gratuita de gás de 13 kg
Quinze milhões de famílias terão acesso à recarga gratuita do botijão de gás de 13 kg a partir de março. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a lei que cria o programa Gás do Povo nesta sexta-feira (13). A iniciativa atende famílias inscritas no Cadastro Único com renda per capita de até meio salário mínimo.
O governo federal informou, em nota, que o programa enfrenta a pobreza energética. O foco é o acesso ao gás liquefeito de petróleo (GLP). Os ministérios de Minas e Energia e do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome operam a ação com a Caixa Econômica Federal.
Critérios de elegibilidade e formas de acesso ao benefício
As famílias precisam atender a requisitos específicos. Conforme a lei, é necessário ser beneficiário do Bolsa Família com ao menos dois membros. O Cadastro Único deve estar atualizado nos últimos 24 meses. O CPF do responsável familiar precisa ter regularidade, sem pendências como averiguação cadastral.
O aplicativo Meu Social – Gás do Povo permite consultar a elegibilidade. As famílias podem verificar o vale recarga e localizar revendas credenciadas. O Planalto destacou que 10 mil pontos de comercialização já aderiram ao programa. Este número representa uma em cada seis revendas de GLP no país.
Pessoas sem acesso à internet ou celular têm opções alternativas. O vale recarga pode ser utilizado via cartão do Bolsa Família com chip, cartão de débito da Caixa ou informando o CPF do responsável no terminal de pagamento.
Os beneficiários do CadÚnico podem consultar o direito ao vale recarga Gás do Povo pelos seguintes canais:
– aplicativo Meu Social – Gás do Povo
– consulta do CPF do responsável familiar na página do programa
– Atendimento Caixa Cidadão – 0800 726 0207
