Carnaval tem postos de testagem rápida para ISTs na Bahia

Home / Saúde/ Carnaval tem postos de testagem rápida ...

Carnaval tem postos de testagem rápida para ISTs na Bahia

Lúcia L.F
2 min p/ ler 459 já leram
POsto de testagem ráppida no carnaval da BahiaFotos: Thiago Quirino/GOVBA

Estrutura montada pelo estado tem capacidade para 1.280 testes diários

Foliões e trabalhadores do Carnaval de Salvador podem realizar testes rápidos e gratuitos para HIV, sífilis e hepatites virais. O Governo da Bahia instalou postos de testagem na Avenida Centenário, na Barra, e em Ondina. A estrutura tem capacidade para realizar até 1.280 exames por dia. Os resultados ficam prontos em até 40 minutos. A ação da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) também distribui cerca de 1,5 milhão de preservativos masculinos e femininos durante a festa. Os postos oferecem gel lubrificante e aconselhamento em saúde. Conforme relato enviado ao portal, as unidades aplicam penicilina em casos positivos para sífilis e orientam sobre PEP e PrEP.

Atendimento integra política de prevenção durante a folia

O psicólogo Tiago Jordão coordena a unidade na Barra. Ele explica que o atendimento é aberto a todos. “Tanto o folião quanto um trabalhador do evento, que está no circuito, pode vir fazer o teste”, afirmou Jordão. A técnica em petroquímica Gisele Arcanjo procurou o posto com a tia. “Ter esse posto no carnaval é extremamente importante”, disse Arcanjo. O analista de planejamento Vitor Santana Cerqueira fez o teste com amigos antes da folia. “Já tava aqui, né, vamos fazer o teste! Eu acho importante ter o teste no Carnaval”, comentou Cerqueira. A iniciativa amplia o acesso a diagnósticos e insumos de prevenção no período festivo.

Ações se estendem para o interior do estado

A Sesab expandiu a operação para outras cidades baianas. Segundo o planejamento da secretaria, Porto Seguro e Brumado também receberam postos de testagem rápida. Essas unidades oferecem os mesmos exames para detecção de Infecções Sexualmente Transmissíveis. A medida integra o conjunto de políticas públicas estaduais para o Carnaval, que incluem desde acolhimento até reforço na saúde. O Estado reforça a saúde em diversos fronts, garantindo a segurança e o bem-estar da população durante a folia.

Gostou? Compartilhe com amigos!

O que você achou?

Amei 48
Kkkk 26
Triste 4
Raiva 10

Espere! Não perca isso...

Antes de ir, veja o que acabou de acontecer:

Não, obrigado. Prefiro ficar desinformado.
1