Salvador Acolhe atende 470 filhos de ambulantes no Carnaval

Home / Salvador/ Salvador Acolhe atende 470 filhos de amb...

Salvador Acolhe atende 470 filhos de ambulantes no Carnaval

P. Fonseca
2 min p/ ler 402 já leram
mãozinha de bebêFotos: Jefferson Peixoto/ Secom PMS

Programa oferece estrutura com saúde e lazer para crianças durante a folia

Pais e mães que trabalham como ambulantes no Carnaval de Salvador já deixaram 470 crianças e adolescentes em unidades do programa Salvador Acolhe. O serviço, que opera desde a quinta-feira (12), oferece um espaço estruturado para os filhos desses trabalhadores. A Secretaria de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ) coordena a iniciativa. A titular da SPMJ, Fernanda Lordelo, informou que o número de atendimentos no primeiro dia superou o registrado em 2023, quando a ação acolheu 382 crianças. “A expectativa este ano é, sim, superar o número de atendimentos”, afirmou a secretária. Conforme relato enviado ao portal, as crianças recebem orientação de equipes odontológicas e pediátricas que circulam pelos espaços.

Atividades recreativas e apoio logístico ampliado

As unidades promovem atividades recreativas diárias. “Ainda nesta sexta, teremos o bailinho da Guarda Civil Municipal”, disse Fernanda Lordelo. O programa está preparado para receber cerca de 600 crianças em escolas municipais próximas aos circuitos da festa. As estruturas fornecem alimentação, acompanhamento técnico e atendimento em saúde. No circuito Dodô, o acolhimento ocorre na Casa da Amizade (Jardim Apipema), na Escola Oswaldo Cruz (Rio Vermelho) e na Escola Santa Terezinha (Chame-Chame). O Circuito Batatinha utiliza a Escola João Lino, no Pelourinho. Já o Circuito Osmar conta com a estrutura da Escola Hildete Lomanto, no Garcia.

Serviço se consolida como apoio essencial aos trabalhadores

O secretário municipal de Ordem Pública, Décio Martins, declarou que o Salvador Acolhe se tornou imprescindível. “Retiramos as crianças da rua, onde poderiam estar expostas ao trabalho infantil”, afirmou. Segundo ele, a Prefeitura ampliou outros serviços para ambulantes, como seis centros de apoio com banho e descanso, e cinco restaurantes populares. Apenas no primeiro dia de Carnaval, cerca de 1,5 mil pessoas receberam kits de higiene nos centros de apoio. A gestão municipal também disponibilizou 11 passagens para o retorno dos trabalhadores às suas residências.

Tranquilidade para as famílias que trabalham na festa

Ambulante, Maria Beatriz deixou os filhos de 6 e 7 anos na unidade da Casa da Amizade. “Já utilizei o serviço no ano retrasado, e ele nos deixa tranquilos. Quando chove na avenida, já pensamos que nossos filhos estão seguros”, contou. Ela destacou melhorias nesta edição, como transporte, alimentação e kit de higiene. “A cada ano o serviço melhora para nos ajudar”, completou. A iniciativa se soma a outras ações de proteção durante a festa, como as ações de proteção a crianças no Carnaval e o suporte oferecido pela rede de saúde.

Gostou? Compartilhe com amigos!

O que você achou?

Amei 19
Kkkk 33
Triste 5
Raiva 10

Espere! Não perca isso...

Antes de ir, veja o que acabou de acontecer:

Não, obrigado. Prefiro ficar desinformado.
1